quarta-feira, 13 de julho de 2011

O conhecimento da arte

A interação com o meio nos possibilita construir e reconstruir nossos conhecimentos e fazer novas descobertas.
Quando pensamos nas crianças, vemos o quanto elas estão abertas às experiências, sem medo dos riscos.


No mundo infantil o processo de construção e de compreensão de mundo, se da na ação, na percepção através do sentimento. E através do ensino da arte despertam-se novos modos de conhecimentos, de emoção...
Posssibilitar aos educandos a experiência da descoberta, pois aprender é experimentar incensantemente, é fugir ao controle da representação.
"O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento..". PCN (1997).
Interagindo no meio artístico, a criança expressa sua criatividade, seus modos de pensamentos, suas idéias, de muitas formas diferentes, ou seja, criam seus próprios conhecimentos.
Pensar a arte como meio de adquirir um pensamento autônomo, onde as crianças possam desenvolver suas habilidades e capacidades criativas, torna-se uma possibilidade de resgatarmos nossos alunos a terem momentos de criação, de usarem a imaginação, de repensar o presente, de adquirirem novos conhecimentos.

Fotos ESJC - Alvorada/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário